Se você foi vítima de um golpe, aprende como agir rapidamente para minimizar os danos e voltar a ter controle da situação.
Assistência de advogados especialistas
Consulta de avaliação gratuita ao vivo
Ajuda personalizada para vítimas de golpes
Confira os golpes mais comuns e identifique qual você foi vítima:
Golpe do PIX:
Solicitações inesperadas de transferência via PIX. Sempre confirme antes de tranferir.
Falso Motoboy:
Falsos funcionários de banco coletam cartões. Bancos não enviam motoboys.
Cartão de crédito clonado:
Fraudadores trocam seu cartão de crédito por um falso. Verifique sempre cartão e suas transações.
Golpe do QR Code:
QR code falso para pagamentos via PIX. Verifique a origem antes de escanear.
Falsas centrais bancárias:
Atendentes falsos solicitam dados pessoais por telefone ou e-mail. Nunca forneça informações sem confirmar a identidade.
Golpe de falso emprego:
Ofertas de emprego que exigem pagamento antecipado. Empresas legítimas não pedem pagamentos adiantados.
Golpe do WhatsApp:
Mensagens solicitando dinheiro. Verifiquei sempre com uma ligação.
Investimentos fraudulentos:
Promessas de retornos altos e rápidos. Pesquise antes de investir.
Confira os golpes mais comuns e identifique qual você foi vítima:
Golpe do PIX
Cartão de crédito clonado
Falsas centrais bancárias
Golpe do WhatsApp
Falso Motoboy
Golpe do QR Code
Golpe do falso emprego
Investimentos fraudulentos
4 passos
para se proteger após um golpe
Avise o banco
Ligue para o banco e peça para bloquear sua conta.
Registre um B.O.
Salve todas as mensagens e documentos sobre o golpe.
Guarde tudo
Salve todas as mensagens e documentos sobre o golpe.
Consulte um advogado
Procure um advogado de confiança para recuperar seu dinheiro e buscar indenização.
4 passos
para se proteger após um golpe
Avise o banco:
Ligue para o banco e peça para bloquear sua conta.
Registre um BO:
Vá à polícia e faça um boletim de ocorrência.
Guarde tudo:
Salve todas as mensagens e documentos sobre o golpe.
Consulte um advogado:
Procure um advogado de confiança para recuperar seu dinheiro e buscar indenização.
Clientes satisfeitos
Pessoas que se protegeram e
começaram a recuperar seu dinheiro.
Fiz uma compra pela internet e paguei o boleto achando que era da empresa, mas depois descobri que era uma fraude.
Primeiro, entrei em contato com um banco, expliquei a situação e denunciei a conta falsa. Corri para a delegacia e fiz um boletim de ocorrência. Seguindo a orientação de um advogado especialista em direito bancário, estou agora buscando justiça e uma indenização.
Caio Oliveira
Caí num golpe comprando um tablet pelo aplicativo do Instagram que me mandou para um site falso das Lojas Americanas.
Segui tudo que o advogado mandou: fui à delegacia, liguei para o banco, peguei toda a documentação e dei entrada no processo. Graças a Deus, a ação foi rápida e consegui receber a indenização. Foi um alívio enorme e um aprendizado para toda vida.
Se você foi vítima de um golpe, aprende como agir rapidamente para minimizar os danos e voltar a ter controle da situação.
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Perguntas frequentes
É possível cancelar um pagamento feito no PIX?
Sim. Antes de tudo, a vítima precisa registrar um boletim de ocorrência e avisar ao banco sobre a fraude através do SAC ou Ouvidoria. É preciso também acionar o MED (Mecanismo Especial de Devolução) para solicitar o reembolso do PIX.
De quem é a responsabilidade pela fraude?
Das instituições financeiras que respondem pelos danos gerados pela fraude bancária.
O que fazer se cair em fraude?
É necessário notificar o banco sobre o incidente, registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia detalhando o golpe ou fraude, guardar toda a documentação que comprove esses registros e consultar um advogado especialista em direito bancário para ser verificado o direito e possível indenização.
Tem como recuperar o dinheiro em caso de fraude?
Sim, é possível ingressar com uma ação judicial e pleitar o valor perdido e uma indenização pelo dano sofrido.
Perguntas frequentes
É possível cancelar um pagamento feito no PIX?
Sim. Antes de tudo, a vítima precisa registrar um boletim de ocorrência e avisar ao banco sobre a fraude através do SAC ou Ouvidoria. É preciso também acionar o MED (Mecanismo Especial de Devolução) para solicitar o reembolso do PIX.
De quem é a responsabilidade pela fraude?
Das instituições financeiras que respondem pelos danos gerados pela fraude bancária.
O que fazer se cair em fraude?
É necessário notificar o banco sobre o incidente, registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia detalhando o golpe ou fraude, guardar toda a documentação que comprove esses registros e consultar um advogado especialista em direito bancário para ser verificado o direito e possível indenização.
Tem como recuperar o dinheiro em caso de fraude?
Sim, é possível ingressar com uma ação judicial e pleitar o valor perdido e uma indenização pelo dano sofrido.
Como podemos ajudar
Recupere seu dinheiro, responsabilize os culpados e fique protegido contra novos golpes.